Akita Inu é perigoso? [Entenda]

Akita Inu perigoso

 

Akita Inu perigoso

Akita Inu é Perigoso?

Será mesmo que o Akita Inu é perigoso? O fato é que ele está listado como um dos cães mais perigosos do mundo, aí nos perguntamos o quão perigoso é o Akita Inu? A verdade é que qualquer cão pode ser perigoso se estiver exposto a fatores ambientais negativos, como negligência, abuso ou mal-estar do dono.

Enquanto alguns cães são geneticamente predispostos a certas características agressivas, a posse irresponsável pode representar uma ameaça muito mais significativa em relação a quão perigosa uma raça pode ser.

A percepção geral é que os cães maiores sejam sempre capazes de infligir maior dano a outros animais ou pessoas. O Akita Inu é uma raça grande e poderosa conhecida por seus fortes instintos protetores. Se tratado de maneira inadequada, o Akita Inu pode ser um animal muito perigoso.

História

Os Akita Inu foram originalmente criados para caçar veados e ursos no Japão. Grande em estatura, eles foram criados para a força, coragem e resistência. Em sua terra natal, o Japão, o Akita Inu é considerado um nobre caçador e um espantoso cão de guarda. Devido à sua predisposição genética para caçar, o Akita Inu ainda gosta dessa busca e requer bastante exercício e estímulo mental para evitar o tédio.

Embora as raças de caça não sejam necessariamente perigosas por definição, seus instintos de caça podem significar que elas representam um risco maior de serem perigosas em certas situações, como, por exemplo, se deixadas desacompanhadas de pequenos animais. Esta é uma das principais razões pelas quais Akita Inu não é recomendado para famílias que têm outros animais de estimação. Eles devem ser colocados em uma única casa de estimação.

 

Tamanho

 

O Akita Inu é uma raça muito grande de cão. Macho adulto Akita Inu é tipicamente 26-28 cm de altura e pesa entre 45,35 a 58,96 kg. As fêmeas de Akita Inu são um pouco menores, com 60,96 a 66,04 centímetros de altura e pesam entre 31,75 a 45,35 kg. Ser um cão tão grande significa que é preciso um adulto forte para poder conter fisicamente um Akita Inu se apresentar uma situação perigosa.

Temperamento

 

O Akita Inu é conhecido por ser territorial de sua propriedade e reservado em torno de estranhos. Naturalmente a raça é confiante, protetora e corajosa, e o Akita pode agir de forma muito agressiva se for provocado em sua própria casa.

Por estas razões, os donos de Akita Inu devem ter cuidado com a forma como eles treinam seu cão e como eles se comportam em relação a ele / ela. Uma vez que esta é uma raça tão grande e poderosa, e pelo temperamento do Akita Inu não é recomendado a proprietário de cães ou crianças de primeira vez. Eles preferem ficar sozinhos e não se dão bem com outros animais de estimação.

 

Importância do Treinamento e Socialização

 

Vamos enfrentá-lo, não, não existe um cachorro perfeito. Cães, como seres humanos, começam com uma predisposição genética para o temperamento. Os donos de cães não podem alterar a genética de seus cachorros, mas eles têm a capacidade de tomar o temperamento básico do cão, moldar e influenciá-lo através de experiências ambientais e sociais.

Treinamento e socialização são duas responsabilidades muito importantes de um dono de cachorro, especialmente um dono de Akita Inu. Esta raça tem a reputação de ser protetora e hostil, por isso, se você está pensando em comprar um desses filhotes, certifique-se de ter um plano em vigor desde o primeiro dia. Se não forem devidamente treinados e socializados, os Aki Inu são mais capazes de ferir pessoas e outros animais quando estão fora de controle. É importante também saber a origem e comprar seu Akita Inu em um bom canil.